Investimento Notícias

Estudiosos apontam que o momento é favorável para comprar ações de países emergentes

A relação risco-recompensa, de acordo com os gestores globais de recursos, pode favorecer a compra de ações, especialmente quando se fala em mercados emergentes.

Para além do crescimento de valuations atraentes, bem como do mercado econômico, os argumentos capazes de fornecer sustentação à visão de que os investidores devem aumentar a sua exposição em relação aos países em desenvolvimento ainda em 2019. Entretanto, é possível destacar certa hesitação em decorrência de uma preocupação que deve ser ponderada: a recente guerra comercial entre a China e os Estados Unidos.

Porém, a tensão está começando a diminuir. Depois de um longo período em que as projeções das empresas foram rebaixadas em alguns mercados emergentes, é possível afirmar que analistas apontaram para uma pausa e para a perspectiva de que, em breve, as estimativas de lucro se tornariam melhorar a partir do mês de junho e chegariam a atingir a sua principal alta desde janeiro de 2018.

De encontro a isso, é possível destacar que, atualmente, o ritmo dos aumentos nas projeções de lucro, especialmente quando se considera mercados desenvolvidos, aumentou. Isso demonstra confiança por parte de empresas pertencentes aos mercados emergentes, que serão capazes de lidar com os impactos gerados a partir de uma desaceleração global de maneira mais eficiente que os países ricos.

A mudança descrita já foi percebida pelos investidores. Desse modo, o índice de referência MSCI Emerging Markets está indo rumo ao seu sexto ganho em uma semana. Além disso, os investidores de alguns fundos que são negociados na bolsa também apresentaram aumentos no que se refere às apostas das duas últimas semanas. Isso encerra um período de saque que durou sete semanas.

Por fim, é possível apontar um ganho de 9,2% no índice MSCI dos mercados emergentes durante os seis primeiros meses do ano. Entretanto, isso aconteceu com dificuldade. Porém, caso a melhora detectada pelas estimativas sirva como um guia, é possível que o segundo tristes do ano apresente recuperação mais duradoura.