Cartão de Crédito Finanças

3 dicas de como usar bem o cartão de crédito

Existem dicas muito importantes no que se refere ao modo correto em se fazer uso do tão querido cartão de crédito.

Diversas pessoas acabam gastando mais do que podem por pura falta de controle ou planejamento financeiro. Depois, ao perceberem que estão endividadas, culpam o cartão de crédito, que acaba sendo considerado um grande inimigo da vida financeira saudável.

Entretanto, é importante ter consciência de que o cartão é uma ferramenta e que para que ele seja usado ao seu favor, é necessário considerar alguns fatores. Confira abaixo!

Planejamento financeiro

Procure se planejar antes de usar o cartão. Dessa forma, você saberá exatamente o quanto pode gastar se se terá dinheiro para custear o total da fatura. Além disso, será possível evitar usos desnecessários e gastos supérfluos a partir disso.

Para cobrir as suas despesas diárias, procure sempre utilizar o dinheiro. Ver o dinheiro saindo do bolso pode ajudar ainda no processo de refletir sobre a necessidade de comprar.

Limite de 50% da sua renda total

Quando você usa o cartão de crédito, isso te dá a sensação de que o dinheiro não está saindo da conta. Afinal, quem não gosta de “comprar sem gastar”? Porém, o peso será sentido quando a sua fatura for recebida.

Portanto, procure evitar problemas futuros tendo um cartão cujo limite é de apenas 50% da sua receita líquida.

Registre as despesas

É preciso saber analisar a maneira como você está gastando. Assim, é primordial que você tenha todas as suas despesas com o cartão de crédito devidamente anotadas. Procure por um aplicativo de finanças capaz de te auxiliar nesse aspecto ou mesmo recorra a recursos mais datados, como uma planilha de gastos ou um caderno no qual se registra esses fatores. O que importa mesmo é que você tenha consciência de onde está o seu dinheiro.