PUBLICIDADE

Como conseguir fazer um Cartão de Crédito: O que você precisa saber?

Ter um cartão de crédito é o sonho de muitas pessoas, e pode ser o seu também, não é mesmo? Infelizmente, nem todos conseguem o tão sonhado cartão para chamar de seu, e as razões para isso são muitas. E quase todas passam pelo crivo dos bancos e financeiras. 

PUBLICIDADE

Como sabemos, o objetivo dos bancos é vender um serviço e, antes de tudo, proteger seus recursos. Eles não querem perder e, por isso, fazem uma análise rigorosa de crédito. 

Ou seja, eles escrutinam sua vida para saber se você terá mesmo condições de pagar sua fatura em dia. E, se algum problema aconteceu, ou eles acham que você tem muitos gastos, seu pedido é negado. 

PUBLICIDADE

Agora, sabia que existem algumas formas que tornam o sonho de ter um cartão de crédito para chamar de seu mais fácil? E não é apenas para quem é servidor público ou aposentado.

O que você procura?

Selecione uma das categorias para encontrar o que procura.

Cartão sem Anuidade
Melhores cartões digitais
Cartão sem Consulta
Cartão Digital
* Você continuará em nosso blog

Os profissionais liberais e contratados de empresas também podem ter seu cartão. Confira abaixo as dicas que reunimos para tornar isso possível. 

Escolha o cartão de acordo com seu perfil

Nossa primeira dica para quem quer ter um cartão de crédito é preferir aqueles que se adequem ao seu perfil. Não adianta mirar naquele produto que não se encaixa com o que você ganha ou gasta. 

Então, fique muito atento às taxas e a renda mínima exigida pelas administradoras de cartão, para garantir que você conseguirá pagar normalmente. 

PUBLICIDADE

Pense também no seu próprio perfil. Por exemplo, para quem não trabalha, o melhor é tentar um cartão onde não seja preciso comprovar renda. Algumas alternativas neste caso são os cartões pré-pagos e os oferecidos por lojas. 

Tenha o nome limpo

Essa parece um pouco óbvia, mas é sempre bom reforçar: para conseguir o seu cartão de crédito com mais facilidade, mantenha seu nome limpo. Seu crédito é valioso e será a primeira coisa que um banco ou financeira vai avaliar ao decidir se você merece ou não um cartão de crédito. 

Então, antes de pedir o seu cartão, preste atenção em como está o seu crédito. Você tem alguma dívida? Negocie primeiro e elimine as pendências antes de pensar em pedir um cartão, e entrar em uma dívida que pode ficar muito grande se você não controlar bem seus gastos. 

Isso porque quando você pede um cartão de crédito com o nome sujo aumenta suas chances de ser recusado. Lembre-se que o cartão é uma relação de confiança. O banco precisa confiar que você vai honrar seus compromissos para garantir que vai lhe emprestar o dinheiro para suas compras ou necessidades. 

Cuide de seu histórico financeiro

Uma razão que pode levar até pessoas com nome limpo a ter seu pedido para um cartão de crédito recusado é o histórico financeiro. Por exemplo, se você não tem dívidas mas um histórico financeiro não tão bom, conseguir o tão sonhado cartão pode ser mais difícil. 

O que isso quer dizer? Quem atrasa contas com frequência, ou já atrasou certa vez pode ser visto com ressalva pelos bancos. O mesmo vale para quem já teve o nome negativado, mesmo que esteja sem dívidas no momento em que pedir seu cartão. 

Isso porque os bancos podem sempre ter o receio de que a situação aconteça novamente, e você deixe de pagar aquela dívida com o cartão. Por isso, eles preferem negar o produto a correr o risco de um calote. 

Então, se você não tiver um histórico financeiro tão bom, pode tomar algumas atitudes para melhorar isso. Por exemplo, passe contas para o seu nome. Isso pode sinalizar para os bancos que você é um bom pagador e que tem crédito. 

Fique atento apenas para não atrasar as contas. Isso pode contar negativamente e dificultar que você consiga seu objetivo. 

Mantenha seus dados atualizados

Garantir que seus dados estejam corretos e atualizados é um sinal muito positivo para os bancos. Isso cria uma aura de confiabilidade com essas instituições, que sabem onde podem lhe encontrar a qualquer momento. 

Por isso, evite mentir ou esconder dados. Informações incorretas dando às instituições financeiras a impressão de que você tem algo a esconder, e isso nunca é positivo. 

Além disso, mantenha seus dados sempre atualizados com os bancos com quem tem um relacionamento. Mudou de casa? Informe a instituição. Procure também manter seu comprovante de renda constantemente atualizado. Dados recentes são um motor a mais para que você pode obter um limite melhor quando conseguir seu cartão. 

Faça o cadastro positivo

Outra dica interessante para quem quer conseguir um cartão de crédito mais facilmente é aderir ao cadastro positivo. Essa atitude pode elevar o score de uma pessoa e, como sabemos, a pontuação é um dos critérios para que o cartão seja aprovado ou não. 

Além disso, o caminho correto é manter a disciplina financeira, controlando seus gastos, pagando sempre as contas em dia e se manter na linha para sair do vermelho. Esse esforço é visto com muito bons olhos pelos bancos. 

PUBLICIDADE