PUBLICIDADE

Financiamento, consórcio ou leasing: qual a melhor forma de comprar um carro?

Caso você esteja pensando em comprar um carro e tenha até mesmo escolhido o modelo do seu veículo, essa é a hora de tirar todas as dúvidas possíveis a respeito do pagamento para, enfim, realizar o sonho do carro próprio. Assim, antes de mais nada, é necessário saber se as maiores vantagens se encontram no financiamento, o consórcio ou no leasing. 

PUBLICIDADE

Abaixo será possível conferir um pouco mais a respeito de todas essas opções, assim como sobre suas vantagens e desvantagens. 

A primeira vantagem de um carro financiado é a possibilidade de retirar o veículo imediatamente. Porém, é importante pesar as desvantagens antes de optar por essa forma de compra. Primeiramente, é importante destacar que a cobrança de juros não está atrelada somente às concessionárias e aos bancos, mas também ao valor do veículo em questão. 

PUBLICIDADE

Além disso, caso o seu carro seja financiado pela própria concessionária, é preciso considerar que existem algumas taxas referentes à comissão do vendedor. Caso você deseje saber mais a respeito de todas essas taxas, é possível encontrar uma tabela atualizada no site do Banco Central. A tabela em questão detalha as taxas de todas as instituições financeiras. 

O que você procura?

Selecione uma das categorias para encontrar o que procura.

Cartão sem Anuidade
Melhores cartões digitais
Cartão sem Consulta
Cartão Digital
* Você continuará em nosso blog

Entretanto, caso você ainda deseje financiar o seu veículo, uma dica preciosa nesse sentido é ter um valor disponível para oferecer de entrada por ele. É válido até mesmo oferecer um outro veículo usado como entrada. Dessa maneira, você conseguirá acesso a juros menos elevados e, dependendo do cenário, isso pode se tornar mais vantajoso do que um empréstimo que possibilitaria o pagamento a vista. 

Por fim, no que se refere ao financiamento, também é importante destacar que existem duas maneiras de financiamento: pela concessionária e pelo banco. Analise ambas com cuidado antes de escolher. 

Além do financiamento, outra possibilidade de adquirir o seu veículo é o leasing. Esse tipo de compra funciona do seguinte modo: o carro será comprado pelo banco diretamente da concessionária. Após essa compra, você deverá pagar um financiamento ao banco. Esse financiamento permitirá que você faça uso do veículo. 

PUBLICIDADE

As vantagens de optar pelo leasing estão ligadas à cobrança de IOF, que é inexistente quando se opta por essa modalidade de compra. Além disso, o leasing também abre a possibilidade de que o valor integral do veículo seja financiado, não sendo necessário fornecer uma entrada. 

Olhando por um lado menos positivo, o leasing também conta com algumas desvantagens. Nesse sentido, é possível destacar que o veículo em questão somente estará em seu nome quando o financiamento terminar de ser pago a instituição em questão. Até o fim dos pagamentos, o carro pertence ao banco que o adquiriu. 

Caso você tenha se interessado pelo leasing, uma importante dica para comprar por esse modelo é saber que o veículo poderá ser tomado pela instituição bancária caso você deixe de efetuar o pagamento das parcelas. Isso pode acontecer em um tempo consideravelmente curto em relação a outros tipos de financiamento. 

Ainda a respeito do leasing, é importante considerar alguns outros aspectos, como a taxa de juros dessa modalidade de compra. Primeiramente, é válido salientar que os bancos possuem autonomia no que se refere ao valor dos financiamento de carros considerados ideais por eles. Isso se deve a diversas análises feitas, como se o cliente possui uma conta corrente na instituição, a renda mensal e também algumas restrições ligadas ao crédito, além de outros requisitos. 

A partir das informações supracitadas, são aplicadas as taxas de juros, baseando-se em fatores como o risco de inadimplência representado por cada pessoa. 

Por fim, a última opção para quem deseja financiar um carro é o consórcio, que consiste em pagamentos mensais por parte de várias pessoas durante um prazo a ser determinado por meio de um contrato. A cada mês uma pessoa desse grupo será contemplada e, assim, terá a chance de comprar o carro.

PUBLICIDADE