O empréstimo consignado, também conhecido pelo nome de crédito consignado, é uma modalidade de empréstimo que conta com o pagamento indireto. As parcelas para esse tipo são retiradas diretamente da folha de pagamento de uma determinada pessoa física e, devido a isso, não existe a necessidade de que se tenha um emprego físico ou mesmo de ser pensionista para conseguir tal empréstimo.
É possível afirmar que esse tipo de empréstimo pode ser realizado por meio de financeiras ou bancos. Entretanto, apenas um percentual da sua renda pode ser comprometido com esse tipo de empréstimo, que é o equivalente a 35% do salário recebido. Dessa forma, caso você possua um salário de R$1 mil, o valor das parcelas do seu empréstimo consignado não poderá ser superior a R$350 por mês. Essa regra está prevista na legislação brasileira.
Também é importante destacar que para conseguir esse tipo de empréstimo é necessário apresentar alguns documentos, que viabilizarão a efetivação da solicitação. Além disso, se mostra válido destacar que o prazo para a quitação do empréstimo consignado não poderá ser superior a 72 meses.
Outro ponto interessante desse tipo de empréstimo está ligados à taxas de juros. Assim, o principal motivo para que tal crédito possua taxas consideravelmente mais baixas é a segurança para instituição que está oferecendo o empréstimo, visto que a cobrança acontece de maneira praticamente automática. Além disso, a responsabilidade de pagamento fica totalmente a cargo da empresa empregadora, do órgão governamental ou até mesmo do sindicato do qual o solicitante faz parte.
O que você procura?
Selecione uma das categorias para encontrar o que procura.
Cartão sem AnuidadeMelhores cartões digitais
Cartão sem Consulta
Cartão Digital
Esses fatore possibilitam que o crédito consignado seja oferecido até mesmo para pessoas que possuem algum tipo de inadimplência em órgãos como SPC ou Serasa. A modalidade também acaba se tornando vantajosa para o contratante, visto que retira o trabalho de se encaminhar a uma instituição para solicitar o empréstimo, além de ter que manter o controle no que se referente ao pagamento.
Caso você tenha achado que o que leu até aqui se adequa a sua realidade, é necessário ainda saber mais alguns detalhes acerca dos benefícios do empréstimo consignado. Assim, caso você esteja interessado em adquirir um determinado bem e por esse motivo esteja considerando o empréstimo para completar o valor total da compra, observe os pontos listados abaixo relativos às taxas dessa modalidade de empréstimo em comparação a outras:
Crédito consignado: entre 1,4% e 3,5% por mês;
Empréstimos para financiamento de imóveis e carros: 0,8% e 5,2% por mês;
Empréstimos pessoais: 7,2% por mês;
Crédito parcelado: 7,9% por mês;
Cheque especial: 12,7% por mês;
Cheque rotativo: 15,6% por mês;
As taxas são consideravelmente menores, como se pode observar partindo do comparativo supracitado. Porém, ainda existem outros pontos interessantes a serem abordados. Nesse sentido, destaca-se a possibilidade de que o crédito seja dado a uma pessoa cujo nome está negativado. Em outras modalidades de empréstimos, pessoas que se encontram nessa situação podem precisar lidar com juros de até 21%, o que não acontece no crédito consignado.
Também se mostra válido destacar que algumas pessoas fazem uso desse tipo de empréstimo para conseguir concentrar todas as suas dívidas em apenas uma. Assim, a pessoa solicita um empréstimo no valor total necessário para quitar todas as suas outras dívidas e, posteriormente, precisa pagar somente o crédito consignado. Isso ajuda em questões como controle de gastos e também a diminuir os juros ligados a essas dívidas.
Por fim, caso você deseje usar todas as vantagens dessa modalidade de empréstimo, que é realmente vantajosa, saiba que você está indo no caminho certo. Os juros, com certeza, são o principal atrativo do empréstimo consignado e serão capazes de impedir que grandes quantidades de dinheiro sejam desperdiçadas por você.