Finanças Investimento

Como investir seu dinheiro na Crise do Coronavírus

Contrariando a fase de bull market, isto é, de tendência de alta, que a Bolsa brasileira vinha passando no fim do ano passado, a Ibovespa vem sofrendo quedas sucessivas desde o início de 2020. Com a crise mundial do coronavírus, essa situação ficou mais agravada.

O momento se torna ainda mais relevante para rever a carteira, porque muitos brasileiros migraram recentemente para ações após a queda da taxa Selic e seus pequenos resultados em renda fixa. Pensando nisso, separamos algumas dicas de onde investir seu dinheiro durante esse período.

Em primeiro lugar, é preciso analisar o tipo de risco que o investidor está disposto a arcar. Sendo um perfil mais moderado e possuindo dinheiro em caixa ou investimentos de alta liquidez, pode ser uma boa investida comprar ações de empresas que foram mais afetadas pela pandemia, como petroleiras, baixando seu valor de mercado.

Importante analisar as informações de dívidas da empresa, principalmente se estão em dólar, buscando as que possuem maior estabilidade, menor endividamento e resultados concretos de crescimento nos últimos tempos.

Outro ponto interessante pode ser comprar ações de grandes bancos, uma vez que essas instituições costumam apresentar bons resultados ano após ano, mesmo em tempos de crise. E atentar para tanto agir com cautela, comprando ações aos poucos, quanto diversificando a carteira, dividindo patrimônio, por exemplo, com renda fixa pré-fixada ou definida pela inflação e de alta liquidez.

Além disso, é comum que os investidores façam “flight to quality” em momentos de crise – expressão em inglês que traduzida siginifica “voo para qualidade”. O conceito representa o movimento feito em direção a investimentos mais seguros, como dólar e ouro.

A moeda americana carrega o peso de sua forte economia, podendo propriciar bons investimentos através de ativos com precificação em dólar, como Títulos de Tesouro do país, por exemplo, uma vez que a moeda possui um patamar de valor mais elevado que o real.

Por fim, também é válido analisar as metas com relação ao seu dinheiro em caixa para fazer tais investimentos, pois perceber em quanto tempo você quer fazer o resgate é fundamental para definir seus ativos e lucros.